Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EXAME GINECOLÓGICO: HPV, biópsia de colo do útero, colposcopia,exame de Papanicolau


O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O objetivo deste artigo é responder a maioria das perguntas para que as mulheres possam entender COMO e PORQUE é realizado este exame.

O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque êle pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Quem pode e deve fazer o exame?

Todas as mulheres com ou sem atividade sexual devem fazer o exame anualmente.
Qual a melhor época para fazê-lo?

No mínimo uma semana antes de sua menstruação. Evite duchas, cremes vaginais, e relações sexuais tres dias antes do exame.

No que consiste o exame ginecológico ?

O exame completo é constituído do exame das mamas e depois o exame ginecológico.

Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um espéculo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.

Mulheres virgens também devem ser examinadas ?

Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.

O que o médico vê lá dentro ?

O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.

 
O que é o colo do útero?


Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.
Imagem normal do colo do útero.  
Imagem do colo do útero com inflamação.
E o exame preventivo de câncer, o que é?

Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.

Este exame pode ser complementado com a Colposcopia. 

Quais são os possíveis resultados?

O resultado é normalmente fornecido em Classes de Papanicolau que variam de I a V e que devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Um exame classe V nem sempre quer dizer uma doença malígna.

Mas este exame só serve para isto?

Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina e do colo do útero. Por isto é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para estas alterações.

O exame dói?

Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico e ou enfermeira se estiver com medo.
Onde fazer o exame?

Se você tem um convênio médico ou usa um médico particular marque uma consulta com seu médico ginecologista de confiança.

Este exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher. 
Mais da metade dos homens está contaminada com o HPV
Cerca de 50% dos homens que participaram de um estudo populacional estavam infectados com o papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês). O trabalho, publicado na revista científica The Lancet, analisou voluntários saudáveis de três países: Brasil, México e Estados Unidos.
O resultado surpreendeu os especialistas, pois revelou uma prevalência muito maior que a encontrada em estudos semelhantes com mulheres, quando o porcentual de infecção pelo vírus não ultrapassa 20%.

Estudo sugere ligação entre HPV e câncer na boca e na garganta

Vírus pode ser transmitido durante relação sexual ou pelo beijo.
Um estudo do governo americano relacionou o aumento nos casos de câncer oral no mundo, com a contaminação pelo vírus do HPV(papiloma vírus humano, na sigla em inglês), que pode ser contraído por meio de relações sexuais ou mesmo pelo beijo.

Homens também têm HPV 

O HPV é responsável por lesões conhecidas como papilomas e, no caso dos tipos severos, pode causar tumores malignos não só em regiões genitais como vagina e pênis, mas também na boca, faringe e no ânus.

Alerta aos homens

Hausen destaca que os homens, em geral, não estão informados quanto ao perigo de contrair o vírus. Para o médico, é preciso mais responsabilidade por parte da ala masculina.
“Os homens precisam entender que eles também transmitem e recebem o HPV. É uma questão de solidariedade entre gêneros, é preciso evitar práticas que levem a infecções”  Harald zur Hausen, Nobel de Medicina  pela ligação do HPV com câncer de colo uterino
Segundo o médico, há casos como o tumor maligno no ânus que aparecem com mais frequência em homens do que em mulheres, manifestados pelo mesmo tipo de infecção do HPV.

Biópsia de colo do útero

Durante a colposcopia se forem encontradas lesões do colo do útero poderá ser feita uma biópsia de colo do útero. O material obtido é enviado para exame anatomopatológico.
Biópsia de colo do útero
Biópsia de colo do útero

Como o HPV ser transforma em câncer de colo do útero?

Como o HPV ser transforma em câncer de colo do úteroComo o HPV ser transforma em câncer de colo do útero. A imagem ao lado mostra como o HPV pode se transformar em câncer de colo de útero e o tempo que leva para que isto aconteça.

Quais são os resultados da colposcopia?

Resultados da Colposcopia
Resultados da Colposcopia
A figura mostra como os resultados da colposcopia podem sugerir lesões do colo do útero relacionadas ao HPV e ao câncer do Colo do Útero.

O que é colposcopia?

Colposcopia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado COLPOSCÓPIO.
Estes exames são grandes aliados no diagnóstico e tratamento do HPV, Human Papiloma Virus, da vagina e do colo do útero. A colposcopia é indicada nos casos de resultados anormais do exame de papanicolaou para se identificar as lesões precursoras do câncer de colo de útero.
Este aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal o médico examina a vulva, a vagina e o colo do útero com o colposcópio.

Quais são os resultados do Papanicolau?

Resultados do Papanicolau
Enquanto que alguns médicos podem simplesmente afirmar que o resultado de um exame de Papanicolau foi normal ou anormal, outros podem lançar mão de siglas como ASCUS, LSIL (NIC1) ou HSIL (NIC 2 e 3) ASCUS é a sigla em inglês para células escamosas atípicas de significância indeterminada.Um diagnóstico de ASCUS significa que as anormalidades encontradas nas células cervicais são leves e sua natureza incerta. LSIL é a sigla em inglês para lesão intra-epitelial escamosa de baixo-grau e indica a existência de um maior número de células cervicais anormais definidas, mas mesmo assim de caráter leve. HSIL, ou lesão intra-epitelial escamosa de alto-grau, indica a existência de células cervicais gravemente anormais com grande possibilidade de progressão para o câncer do colo de útero.

O que é Papanicolaou ou Citologia Oncótica?

 Coleta do Papanicolaou

Papanicolaou ou Citologia Oncótica é a coleta de material do colo do útero durante o Exame Ginecológico.
Este material é colocado numa lâmina que é encaminhada para laboratórios especializados onde serão procuradas células com suspeitas de infecção por papilomavírus (HPV) ou células com características de lesões precursoras do colo do útero.

 Prevenção realizada em 16/12/11

 
 
 

Fonte:  http://gineco.med.br/hpv/

26 comentários:

  1. Carolina Queiroz
    Joana, amei a ideia do blog pra seu postinho. Equipe nota 100000. Nunca tive uma assim. bjos
    (Facebook)

    ResponderExcluir
  2. Não sera bem um comentário mais sim um desabafo,hoje estou muito triste pois ouvi que posso estar com um problema em meu utero,a 3 anos atras ja obtive e passei pela tristeza de ouvir que tinha hpv e sentir de forma muito dolorosa o tratamento,me sinto um lixo pois não sei como peguei esta doença,a unica coisa que estou sentindo neste momento é uma imensa vontade de ficar só e chorar muito,mais como Deus e maravilhoso senti como se tivesse tocado em meu coração e arranca se o medo que nele existia,deixarei nas mãos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga sei que é dificil recebe um resultado desse pois estou passando por a mesma sintuação mas o NOSSO DEUS É O DEUS DO IMPOSSIVEL.....

      Excluir
    2. eu tbm mas temos q correr atras neste momento dificil eu a medicada disse q tenho q fazer cirurgia estava apavorada mas vi dpoimentos q ta me ajudando mto nao sei quando voa me ligar pra fze a cirurgia so espero q nao demore mto...

      Excluir
    3. eu sei cmo e mas no monento e correr atras ficamos apavorados sim, mas o q podemos fzer chorar as vezes talves mas chorar nao vai fzer voltar o tempo nao da e se empenhar procurar medicos saber mas.eu vou te q fzer cirurgia fiquei assustada apavorada so to esperando eles ligar pra fala o dia to cm medo simmm... mas og nao possso fze nada so esperar pra da tdo certo.

      Excluir
  3. Paty, seu comentário me comoveu. Não fique assim, pois a maioria já tiveram em algum momento da vida, contato com esse vírus, mas apenas alguns manifestam os sintomas. Tem tratamento e após estes talvez você nunca mais apresente nada. Apenas se proteja, pois os homens geralmente nao apresentam sintoma algum, mesmo carregando o vírus. Tem vagina contra o HPV, pode proteger você de vários tipos desse vírus, mas não todos, por isso alem de tudo cautela e proteção ok. Fale com seu médico e nao se prive de conversar, tire suas dúvidas pra você ficar mais calma ok. Fica com Deus. abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom.... A 2 anos atra (11/2010)z no banho sentir uma coisa diferrente em minha parte intima... ai fui a ginecologista e quando deitei na cama... ela disse logo de cara. vc esta com condiloma (verruga)... meu mundo caio... não sabia muito sobre isso . Quando contei a meu ex-marido... Meu Deus so faltou ele se separar de mim disse que eu estava traindo ele... Mas a ex-mulher dele no ultimo ano de eles ia se separa ele começou se relacionar com varios homem.... mas eu tb antes de casar mim relacionei com varios homem... Resumindo não fiz o tratamento por causa de ele... com medo de lhe perder... eu tinha algumas lesões que com um mes irria termina o tratamento... mas não cuidei.... sumio... com um mes apareceu nele mas sumiu tb... alguns dias antes de nos separar voltar... não conseguia ter mas prazer com ele na cama, pois encomodava um pouco... fazia por obrigação.... hoje 02/09/2012 a um mes a traz fui a ginecologista e ela disse que ja esta no meu utero... apos fazer colcoscopia e citologia no resultado do examme veio surgiro Bopsia com colo uterico e vagina... antes de sexta (31/08/2012) vivi um pesadelo farias pergunta mim fiz sem saber como responder.... sera que vou ter filho.... sera que vou tirar o utero... serar que ja estou com cancer.. ou estou pre-canceria... Fiz todas esa pergunta a gine e ela disse calma... vc esta com duas inflamações ele... mas tem que cuida tudo é um estagio... e vc esta no inicial... e fiz a biopsia do utero... quando o resultado chegar vou a falar com vcs... mas estou tranquila... se eu tive-se mim cuidado isso não teria acontecio.... isso so é consequencia... Agora é cuida e estou bem aliviada... aqui a um mes vou fazer a biopsia da vagina... Agora é cuidar com meu namorado pois tivemos relação sem camisinha e o comdiloma é transmissivel.... ele vai no orologista e agora é cuidar... mas tenho certesa que pegei com meu ex-marido......
    Cuidade garota sou sou uma jovem de 20 anos do uma DST... se cuidem por vcs... se um cara quer tranzar com vc sem camisinha sei que é irresistivel... é completamente diferente... mas melhor com camisinha e ter a conciencia livre e alem não corre risto de esta gravida... Sou uma liga garota e quem olha pra mim nem desconfia pois sou uma garota independente, decidida, e é com garota como eu que os homem correm a traz pensando que sou uma garota sem nada...e podem ate ter o soro positivo e ele não vão nem saber pois quem vai falar??????????????????? Graça a Deus fiz o exame pra ver se eu tinha AIDs e deu negativo.... agradeço a Deus todos o dias pois se fosse talvez não teria mas animo pra viver....

    ResponderExcluir
  5. oi vou contar um pouco da minha triste historia ha 12 anos atras pequei hpv tratei pois eu estava gravida da minha primeira filha eu tinha 17 anos ...hoje estou com 30 e tenho 2 duas filhas uma com 12 e a outra com 10 anos ,hoje eu tenho as consequencia do hpv de 12 anos atras pois fiz o preventivo e o resultado de nic 2 e 3 de auto grau fz a biopsia espero o resultado sem nenhuma esperança nem de casa eu saio direito de tanta dor que eu sinto no meu utero sem falar que eu fico 18 dias mestruada a dor é insuportavél ...eu tenho um hino do marquimho gomes que no momento da minha angustia eu sempre canto é assim o refrão:nao morrerei enquanto apromesa não se cumprir quem tem promesa de deus não morre não,não desiste não por que eu tenho a fé de abrãoo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta para anônimo de 15\10\12, gostaria de te falar que o câncer de colo de útero é um dos como maior probabilidade de cura. O mais importante, é você saber o resultado da biópsia e procurar um bom profissional para iniciar o seu tratamento mais rápido possível; seja este cirúrgico, radioterapico, quimioterapico ou paliativo.
      Vejo tbm a necessidade de um acompanhamento psicológico para ajuda-la a se fortalecer nesta batalha, você já tem duas filhas e precisa ter esperança de que vai melhorar, tenha muita fé em DEUS, TODO CAMINHO É SEGURO PARA QUEM ACREDITA E CONFIA EM DEUS. Obrigada pelo seu depoimento e conte sempre conosco.

      Joana Darc Danta
      Coordenadora\Enfermeira da unidade ESF Riacho

      Excluir
  6. Em julho deste ano passei por uma cirurgia para retirada de utero, ovarios, tubas e parte da vagina. O exame anatomopatológico deu no seguinte resultado.
    Cervicite crônica
    Endométrio restrito a camada basal.
    Ovários com corpo lúteo hemorrágico, roto e cisto macrofágico com infarto hemorrágico.
    Tubas de fallópio congestas.
    Minha dúvida é, devo levar ao oncologista meu exame ou não.
    Um dos médicos que faz a cirurgia diz que sim, o outro diz que não tenm necessidade.
    Agora o que devo fazer?
    Por favor espero uma resposta urgente.

    ResponderExcluir
  7. Resposta para Anônimo 17/10/12,acho importante você saber à patologia(doença)de base que gerou toda a complicação ao ponto de perder todo útero e anexos tão importantes: Foi infeccção? Disturbio de coagulação? DST`S?
    Você fez biópsia de fragmentos anatômicos retirados após a cirúrgia?
    Se fez, deve sim levar para o oncologista.
    Se não fez e continua com dúvidas deve procurar esse profissional da mesma forma, leve todos os seus exames, se necessário leve uma listinha com suas dúvidas.
    Nunca é perda de tempo quando se trata de nossa saúde.

    Dica: precure um profissional que tenha perfil humanizado, que tire sua dúvidas e fale uma linguagem clara para que dessa forma você fique tranquila, um abraço!
    Conte conosco.

    Coordenadora/Enfermeira Joana Darc, unidade ESF-Riacho

    ResponderExcluir
  8. Me ajude por favor, estou um pouco assustada, pois tenho alguns caroço que sempre some, sou virgem e nunca tive contato sexual de maneira alguma, nao tenho porque mentir nessa parte sexo e normal, sempre tive o proposito de me casar virgem, e devido SER virgem nunca me preocupei achei que fosse alergia ou pelo encravado so que agora esta com uma aparencia de verruga... estou com medo, ja pensei tanta besteira se for hpv, eu nao sei o k sou capaz de fazer... me ajuda!!!

    Silvana Lima por favor me responde...to deseperada.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde.hoje fui pegar o resultado do meu exame de prevenção.a medica me disse que ao olho nu, nao viu nada mas no resultado deu que tenho que fazer uma biopsia,para ver uma lesão, estou um pouco desesperada poque minha mae morreu de cancer no colo do últero.

    ResponderExcluir
  10. oi teria como saber quantos anos vem se gerando a hpv em nosso organismo pois estou muito triste com essa situaçao vou fazer biopicia estou muito nervosa mas a e estranho pois eu nao sinto nada mestruo normal deu no meu exame nao neoplasma indeterminada grandenella mobilica poderia me explica se isso e doença veneria ou vem de algo em nosso organismo que gera!

    ResponderExcluir
  11. estou com medo porque e minha primeira vez

    ResponderExcluir
  12. tive um bebe. a 4messes sera que eu pressiso fazer o exame

    ResponderExcluir
  13. oi descubri que tenho o virus do hpv a dois anos atrais mais em nome de deus vou ficar boa tou fazendo meu tratamento mais utilmamente tou com varios carosos em minhas virilhas e muitas espontadas tou com medo de se agravar meu amado deus mi ajude .

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz o exame e constatou o hpv,mais a medica não passou nada e mandou eu voltar com 6 meses,e agora estou com suspeita de gravidez o que fasso?

    ResponderExcluir
  15. OLÃ BOA TARDE ...EU TBM ESTOU APRENCISA POIS QUANDO SE TRATA DE NOSSA SAUDE E TUDO MUITO PREOCUPANTE ,REALMENTE ESTOU COM MEDE DE FAZER ESSE EXAME(*COLPOSCOPIA + BIOPCIA ),ESPERO QUE DE TUDO CERTO CONFIO EM DEUS ACIMA DE TUDO ,MULHERES MENINAS ,JOVENS OU ADULTAS DEVEMOS NOS CUIDAR,SEMPRE. GRACAS A
    DEUS EU TENHO UM BOM PLANO DE SAUDE E ESTOU A CONFIANTE QUE DARA TUDO CERTO.
    EU NUNCA HAVIA DADO NADA NOS OUTROS PREVNTIVOS FIQUEI MEIO SEM CHÃO,MAS MEU MARIDO ESTA ME DANDO MUITO APOIO.MINHA MEDICA ME DISSE QUE TENHO QUE FICAR DE REPOUSO NO MINIMO 1 SEMANA E NAO PODE TER RELACAO SEXUAL POR UNS 15 A 20 DIAS. ESTOU COM MEDO.ESTA MARCADO PRA AMANHA A TARDE (15 DE AGOSTO).TORCAM POR MIM.

    ResponderExcluir
  16. ola boa tarde fui a medica de familia e mandou fazer um papaniculau e fiz recebi os resultados e a medica mandou me logo para hospital fazer uma biopsia a medica fez me e disse que nao era nada de grave mas marcou me consulta para o ano e falou me para ir preparada para fazer o examar queimar colo do utero sera que tenho alguma coisa de grave estou preocupada

    ResponderExcluir
  17. ola, aos 19 anos e gravida recebi o diagnostico de hpv, mesmo gravida fiz caterização, e acompanhamento, sempre fiz papa e dava inflamação, hoje estou com 38 anos e meu papa deu, cariomegalia, hipercromasia, binucleação,E NIC grau 1, fiz a biopsia, aguardo o resultado, creio que meu maido quem me recontaminou, pois estamos juntos a 23 anos, vou lutar por mim e em seguida pedir divorcio.

    ResponderExcluir
  18. FIZ UMA BIOPSIA ESTOU COM GRAU 2 E 3 ESTOU COM MEDO DE NÃO PODER MAIS TER FILHOS PORQUE NÃO TENHO FILHOS COM ESSE MEU MARIDO,E ELE QUER TER ESTOU MUITO TRISTE,AS VEZZES PENSSO BESTEIRAS.

    ResponderExcluir
  19. onde é feito o exame colposcopia com biopsia guiada? de preferencia pelo centro do Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  20. pessoal, é muito triste saber que estamos com a doenca (hpv de alto risco) foi o que foi diagnosticado em mim, mas triste ainda é ter a certeza que foi contraido pelo marido. poxa pega as putas na rua e traz a miseria pra dentro de casa , é foda!! to triste, desesperada as vezes mas crendo que Deus pode e vai me curar !

    ResponderExcluir
  21. oi,fiz minha prevenção e a medica disse q eu estava com uma mancha e me indicou para eu fazer uma biopsa to com muito medo pos minha vizinha q a biopsa é o exame para saber se to com câncer ou ñ é verdade?

    ResponderExcluir
  22. MEU TESTEMUNHO

    Olá caros amigos

    Meu nome é Karina eu quero usar essa mensagem para expressar a minha gratidão a uma mulher que eu nunca vi, mas ela fez da minha vida um paraíso.

    Certamente há nas pessoas mal-intencionadas de internet que são pessoas humildes que procuram enganar, mas a grande rainha Madu me mostrou que ainda existem algumas pessoas que podem ser confiáveis.

    Na verdade eu vivi 21 anos de casamento nunca experimentou a alegria da maternidade, eu tive problemas de meus sogros, mas o meu marido era muito entendimento. Um dia, quando eu estava passando pela internet eu vi alguns números de pessoas que receberam testemunho sobre uma mulher em particular sobre a forma como ela ajudou-os salvou seu casamento, tem o seu ex-costas, falecimentos curados, liguei para meu marido como mostrou a ele o que eu vi, mas ele me desencorajado, dizendo-me que essas pessoas são todos falsos e que eu deveria ignorar os testemunhos. Mas eu decidi entrar em contato com essa grande mulher através de sua caixa de correio: queenmadu211@gmail.com
    Para minha grande surpresa esta mulher conseguiu me ajudar e agora eu sou uma mãe orgulhosa de duas grandes meninos e uma menina que está em grande forma. meu marido está muito orgulhoso de mim e nós estamos deixando mais felizes juntos.

    Graças à Rainha Madu Grande Helper, vou continuar a falar de seu bom trabalho na minha vida. Meu marido também foi promovido em seu escritório e ele tornou-se mais orgulhoso de mim. Devo confessar que estou tendo uma família maravilhosa e Para ela eu serei eternamente grato.

       Queridos pais, amigos, irmãos e irmãs escrever o grande MADU QUEEN em sua caixa de e-mail, porque ela tem, provavelmente, a solução para todos os seus problemas. Ela me disse que eu poderia também entrar em contato com ele por soluções sobre quaisquer outros problemas como

    1. Para HIV / AID ou doença relacionada
    2. Trazer de volta amante perdido, mesmo se perder por um longo tempo
    3. Retire maus feitiços de lares, negócios e atração de clientes etc.
    4. promoção Get você tem desejado por muito tempo no trabalho ou em sua carreira.
    5. Leia todos os seus problemas antes mesmo de mencioná-los a ele
    6. Remova a mancha negra que continua tomando seu dinheiro fora
    7. Descubra por que você não encaminhar na vida e a solução
    8. Eliminar em brigas de família
    9. Garantir notas escolares excelentes, mesmo para crianças com deficiência mental
    10. Pare quebrando em seu casamento ou relacionamento
    11. I destruir e enviar Nikolos (espírito da água, nite sem dormir, pressiona-se por poderes do mal) se o retorno desejado
    12. A cura da infertilidade em mulheres e menstruação perturbadora
    13. Desligue o seu casamento com o amante de sua escolha
    14. recuperar bens roubados e paradeiro de pessoas que ferem você.
    15. Traga sorte sobrenatural
    16. Gravidez soletrar conceber bebê
    17.Get embuste seu dinheiro de volta
    18. Possivelmente quer Interessado em música popular
    19. Possivelmente a populares Interessado no futebol
        
             Contacte QUEEN MADU hoje e eu sei que você vai e feliz para o resto de sua vida. Email: queenmadu211@gmail.com

    ResponderExcluir