Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Aproveite as festas sem prejudicar a saúde

Coordenadora de Nutrição do Ministério da Saúde dá dicas de como aproveitar as delícias de final de ano mantendo a saúde e a boa forma
Confira a matéria produzida pela Web Rádio Saúde

Panetone, farofa, carnes recheadas, vinho, maionese, doces e massas. Essas delícias que alegram as mesas durantes as festas de final de ano, quando consumidas em excesso, podem representar um perigo para a saúde e a boa forma.

Segundo a coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, é importante exercer o princípio da moderação. "Não é só questão estética. O excesso de peso está associado a um conjunto de doenças. Muitas vezes a pessoa ganha dois ou três quilos e acha difícil recuperar o peso anterior. Voltar a forma vai exigir um esforço muito maior em termos de prática de atividade física e de nutrição calórica".
Para evitar os quilinhos a mais e manter a saúde em dia, a nutricionista dá dicas para aproveitar as ceias em família sem precisar enfiar o pé na jaca:

"Comece sempre pelas saladas, pelas frutas, e depois faça a opção por carnes que sejam mais magras.  Evite o consumo de massas com caldos muito gordurentos, a base de queijo e leite. Consuma o suficiente para você participar desse processo social, se deliciar com as comidas gostosas, mas ao mesmo tempo manter o principio do auto cuidado."

Patrícia Jaime também falou sobre a importância da hidratação para quem vai ingerir bebidas alcoólicas durante as festividades de dezembro. Segundo a nutricionista, beber água entre um copo de álcool e outro é fundamental para proteger o organismo e evitar consequências desagradáveis no dia seguinte, como enxaquecas, dores estomacais e diarreias. Mas se o excesso for inevitável, a hidratação a base de água e sucos de frutas ainda continua sendo a melhor opção de tratamento. Caso os sintomas não desapareçam, a pessoa deve procurar imediatamente por orientação médica.

Fonte:Portal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário