Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

sábado, 10 de dezembro de 2011

Higiêne bucal em bebê

 A amamentação é benefício  para saúde  intelectual, nutricional e física do bebê, mas ainda tem mais uma vantagem , mamando o bebê vai respirar pelo nariz, sendo obrigado a morder, avançar e retrair as mandíbulas, propriciando assim um estímulo muscular e esquelético da face, com isso terá uma boa oclusão dentária.
A higiêne bucal deve iniciar a partir do nascimento do bebê. Quando recém-nascido, a limpeza deve ser realizada com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para retirar os resíduos de leite que ficou.
A partir do nascimento dos primeiros dentes , a fralda deve ser trocada por uma dedeira. Quando aparecer primeiros molares decíduos, aproximadamente aos 18 meses, a higiêne deve ser feita com uma escova dental infantil com um creme dental sem flúor.
E é só a partir dos 2 a 3 anos de idade, que o creme dental fluoretado deve ser utilizado, é quando a criança já saberá cuspir o excesso
A mamãe não deve soprar ou usar a colher para experimentar a comida do bebê, pois poderá transmitir o streptococcus mutans, bactéria que causa cárie.
A carie da mamadeira ocorre quando a criança geralmente a noite toma seu leite adoçado e após não é realizada a limpeza bucal adequada.

Saúde Bucal do bebê – Cuidados
No primeiro semestre de vida o leite é essencial para o bebê, e o leite materno contém tudo o que ele precisa na quantidade exata, incluindo anticorpos para defesa contra doenças.
Se não for possível a amamentação, deve-se utilizar a mamadeira sem açúcar com bico anatômico, conforme orientação do pediatra ou dentista.
Evite que a criança adormeça mamando no seio ou mamadeira para diminuir o risco de adquirir cáries precocemente na infância.
É importante fazer a limpeza da boca do bebê ao menos uma vez por dia usando uma gaze, ou fralda, seguindo sempre a orientação de um dentista.
Deve-se levar a criança ao dentista antes do nascimento do primeiro dente, e assim, os pais podem receber orientação adequada.
Nascimento dos dentes do bebê
Quando o bebê nasce, os dentes de leite já estão formados, só esperando para aparecer. Geralmente, o primeiro dente irrompe (ou nasce) por volta dos seis meses; e até os três anos, todos os vinte dentes de leite já apareceram.
Os dentes permanentes começam a surgir perto dos seis anos, quando o primeiro molar permanente cresce atrás do último molar infantil.
O nascimento dos dentes pode fazer o bebê rejeitar alimentos, ter um sono inquieto, começar a babar (devido ao aumento de salivação) e levar objetos ou as mãos à boca.
Início da Escovação e do uso do Fio dental na criança
Comece a escovar o dente da criança logo que o dentista aconselhar. Deve-se escovar o dente após as refeições e antes de dormir, com uma escova infantil de tamanho pequeno e com cerdas macias.
Fazendo isso todos os dias, a criança vai criar o hábito de escovar os dentes. Além disso, os pais devem sempre fazer a higienização bucal na frente da criança para que ela assista a isso e queira imitar.
Tente não forçar a criança a escovar os dentes. Se os adultos fizerem dessa atividade de escovação algo simples, agradável e divertido, fica mais fácil motivar a criança. E desse modo, comece o uso do fio dental logo que a escovação tornar-se um hábito.
Além disso, evite que a criança consuma excessivamente alimentos que podem gerar cáries, como balas, bolachas, refrigerantes, entre outros.
Seguindo todos esses cuidades, a criança vai poder adquirir e manter uma ótima saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário