Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

sábado, 31 de março de 2012

31 de março- Dia Mundial da Nutrição


 









No dia 31 de março, comemora-se o Dia Nacional da Nutrição, data para repensarmos o que temos colocado em nossas mesas, avaliarmos se temos feito as escolhas corretas e saudáveis para garantir o bem estar e a saúde. A saúde, o corpo e a qualidade de vida em qualquer idade dependem do padrão de alimentação.
Os hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial, aumento nos níveis de glicose sanguínea e também o alto colesterol. Uma dieta rica em minerais, como cálcio e ferro, e proteínas é importante para todas as idades, principalmente, para quem já passou dos 60 anos.

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade de vida:
* Comer frutas cítricas (como laranja, acerola, caju, kiwi) e vegetais;
* Priorizar carnes magras como aves sem pele e peixes grelhados;
* Comer alimentos que são ricos em fibras, como aveia, grãos e pães integrais;
* Evitar alimentos ricos em gorduras trans encontradas em biscoitos recheados, salgadinhos, margarinas;
* Limitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
* Beber pelo menos dois litros de água por dia;
* Reduzir o sal da alimentação;
* Praticar exercícios físicos aeróbicos.


A Alimentação é a base da vida e dela depende a saúde do homem, por isso se faz necessário a manutenção de uma dieta adequada que se refere a três componentes essenciais, que são: moderação, equilíbrio e variedade.
É necessário que cada indivíduo consuma alimentos quantitativamente e qualitivamente e estes devem estar adequados às necessidades energéticas de cada indivíduo evitando o possível desenvolvimento de doenças em nosso organismo, garantindo  melhor qualidade de vida.
Necessidade energética refere-se a quantidade de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio ingere para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiências,caso contrário certos tipos de doenças como anemia, desnutrição, obesidade dentre outras poderão surgir.
Dentro de uma dieta adequada é importante conhecer a diferença entre alimentos e nutrientes, sendo que alimentos são substâncias que promovem o crescimento do organismo e nos proporcionam energia necessária para a realização de todas as atividades diárias. Já os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos como os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.

Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para o indivíduo se movimentar, executar suas tarefas e manter o corpo todo funcionando. Encontramos os carboidratos em cereais como o arroz, trigo, aveia entre outros, nas massas (pães, bolachas), nas farinhas (mandioca, milho) entre outros.As proteínas são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos nossos tecidos e se necessário elas também são utilizadas como fonte de energia, podendo ser encontradas nas carnes, ovos, leites e derivados.

Os lipídeos também conhecidos como as gorduras. Depois dos carboidratos são os principais fornecedores de energia, sendo responsáveis por proteger os órgãos contra lesões, manter a temperatura do corpo, ajudar na absorção de vitaminas e também dar a sensação de saciedade depois das refeições, por isso na dieta equilibrada e saudável não pode faltar nenhum dos nutrientes citados.

PARA VOCÊ FICAR LIGADO!!!
Faça três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), além disso, se possível, fazer pequenos lanches nos intervalos;
Procure fazer um intervalo de 3 em 3 horas entre cada refeição, evitando “pular as refeições”;

Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais dando preferência aos alimentos integrais e naturais (linhaça, aveia, flocos, farelo de trigo);

Inclua diariamente três porções de verduras e legume;

Consuma três porções de frutas nas sobremesas ou lanches diariamente;

Faça a ingestão de 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, peixes, aves ou ovos cozidos sempre lembrando que é saudável a retirada de toda a gordura visível;

Evite o consumo de doces, açúcares e produtos industrializados como sucos de pacotinhos, maionese, salsicha, presunto, refrigerantes, temperos prontos;

Reduza a quantidade de sal da alimentação, dando preferência aos temperos naturais que dão mais sabor aos alimentos (alho, cebola, orégano, manjericão, salsinha, limão, louro e cebolinha), evitando caldos industrializados (de carne, de galinha etc.);
Os líquidos devem ser ingeridos durante todo o dia, mas devem ser evitados junto às refeições;

Beba no mínimo 8 copos diários de água ou outro líquido;

Ah! Lembre-se sempre de praticar uma atividade física que seja prazerosa, pois uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física é resulta em saúde e ótima qualidade de vida.


Fonte:  http://www.guiasaudeitauna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário