Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AÇÕES EDUCATIVAS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: Saúde, Alimentação, Nutrição e Planejamento Familiar

A oferta de atividades educativas para a população atendida pelo SUS faz parte das ações da Atenção Básica à Saúde. É na realização dessas ações que temos a oportunidade de falar sobre vários assuntos importantes para prevenir e promover a saúde, oportunidade de discutir sobre os problemas de saúde, como também estimular debates de soluções que sejam mais adequadas para a realidade do grupo de pessoas ou da comunidade. Essa possibilidade de troca de experiência entre o usuário, ACS, os demais profissionais de saúde e a comunidade é uma excelente forma de promover a compreensão da importância da alimentação e nutrição adequadas como fator fundamental para promoção da saúde de todos!



 Os assuntos abordados na palestra realizada para as gestantes em 22/11/11:

• Promoção da alimentação saudável nas diferentes fases do curso da vida (gestantes, lactantes, préescolares, escolares, adolescentes, adultos e idosos).
• Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis.
• Alimentação e nutrição durante a gestação e lactação incluindo:
- A prevenção das doenças associadas à alimentação (ex: anemia ferropriva) e nutrição.
- A redução de queixas mais freqüentes na gestação.
• Importância do ganho de peso adequado durante a gestação.
• Orientação e incentivo para o aleitamento materno e orientação específica para as mulheres que não podem amamentar.
• Conhecimento, valorização, produção, utilização e consumo de alimentos regionais.
• Promovendo a saúde e prevenindo doenças crônicas não transmissíveis: promoção do peso saudável.
• Higiene dos alimentos.
• Planejamento familiar.

Um comentário:

  1. valeria ferreira rodrigues30 de outubro de 2012 às 19:02

    Boa noite, meu nome e valéria, sou (acs), amo o que faço, estou sempre tentando melhorar minhas visitas, meu atendimento no garal a população, independente de seu nivel social, todo ser humano , no meu conceito tem que se sentir amado, respeitado, valorizado.
    obrigada valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir