Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

sábado, 5 de novembro de 2011

Estudo sobre vacinas de DNA contra o vírus dengue recebe prêmio no XXII Encontro Nacional de Virologia

Jornalismo IOC
O estudo Desenvolvimento de vacinas de DNA contra o vírus da dengue baseadas na proteína do envelope viral garantiu ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) o prêmio de melhor apresentação oral na área de imunobiológicos, concedido durante o XXII Encontro Nacional de Virologia e VI Encontro de Virologia do Mercosul, que aconteceu em Atibaia (SP), entre 23 e 29 de outubro. O trabalho foi desenvolvido por Adriana Azevedo, orientado pela pesquisadora Ada Alves, no Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais. A aluna defendeu sua tese em junho deste ano, no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do IOC. O estudo também foi selecionado para concorrer ao Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011, na categoria de tese de doutorado. O resultado será divulgado em Brasília, em dezembro.

O foco do estudo foi a construção de vacinas de DNA contra a dengue, contendo o gene que codifica a proteína estrutural do envelope (E) ou somente um domínio desta proteína, utilizados como base para o imunizante. Os estudos mostraram que um destes candidatos vacinas mostrou-se bastante protetor em testes com camundongos. Além disso, foi testada a combinação desta vacina com outra, também desenvolvida na Fiocruz (BioManguinhos), com utilização de vírus quimérico de febre amarela e dengue. Esta combinação gerou proteção total nos animais, sem qualquer efeito da infecção com o vírus, e resultou no depósito de uma patente no Brasil e no exterior.
Orientadora do trabalho, a pesquisadora Ada Alves avalia a premiação e a indicação ao Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia como um impulso para a carreira acadêmica da aluna. “Este prêmio é resultado de muito esforço e dedicação, além disso, representa um estímulo para a carreira acadêmica de qualquer aluno. Entre as teses defendidas em 2011, essa pesquisa está entre as seis melhores do Brasil e isso já significa uma grande conquista”, destacou.
Estudo sobre agente causador da leishmaniose é premiado em evento internacional
Mais uma vez, um grupo de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve a qualidade de seu trabalho científico reconhecido. O trabalho premiado no XX Congresso Latinoamericano de Parasitologia e XV Congresso Colombiano de Parasitologia e Medicina Tropical foi apresentado pela pesquisadora Patricia Cuervo, do Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do IOC, desenvolvido com a estudante de mestrado Camila Rodrigues, dos Laboratórios de Pesquisa em Leishmaniose e de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas, e os pesquisadores José Batista de Jesus, da Universidade Federal de São João del Rey, Mariana Waghabi, do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do IOC, e Rubem Menna Barreto e Elen de Souza, do Laboratório de Biologia Celular do IOC.


O estudo Modulation of cell cycle and protein expression in Leishmania (Viannia) braziliensis promastigotes by depletion of iron foi eleito o melhor trabalho apresentado na categoria pôster da área de ciências básicas. O júri, composto por especialistas de sete países diferentes, chegou à conclusão de que o trabalho em questão se destacou na qualidade, no conteúdo e na contribuição para a área de ciência e saúde.
O evento, que aconteceu entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de 2011, em Bogotá, Colômbia, também contou, entre seus conferencistas, com a presença de José Rodriguez Coura, Nildimar Honório, Raquel Pacheco e Martha Suarez, todos pesquisadores do Instituto.
Acesse o site do evento.


Publicado em 4/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário