Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Teste do Pezinho: Agora na nossa unidade, seu filho merece esse carinho!




Teste do Pezinho

Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.

Em sua versão mais simples, o teste do pezinho foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar duas doenças (chamadas pelos especialistas de "anomalias congênitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental. Logo, é importante certificar-se, quando escolher a maternidade, se o local está apto a realizar este exame.
A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso os resultados não são muito precisos ou confiáveis. A partir desse prazo, leve seu filho para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento, se for o caso, será mais eficaz.
Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país, através de lei federal. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (veja portaria 822), com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro. Consulte a lista dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal credenciados pelo Governo. Hoje já existe uma versão ampliada, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, não disponível na rede pública de saúde. 
  
Como é feito? 

O teste do pezinho é feito de forma bem simples, o bebê leva uma picadinha no calcanhar, pois é um local com muitas ramificações de vasos sangüíneos o que permite a coleta bem rápida. O bebê chora por ser uma sensação nova para ele.

Quando deve ser feito? 

O ideal para se realizar o teste do pezinho é aguardar o prazo de 48 horas após o seu nascimento, pois se for realizado antes deste período poderá haver influência do metabolismo da mãe nos resultados.

Tipos de Teste do Pezinho :

No Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Triagem Neonatal é gratuito. O teste cobre a identificação de até quatro doenças. Mas nem todos os Estados brasileiros realizam os quatro testes.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do teste do pezinho, em que os Estados devem se adequar:

1ª Fase :

Fenilcetonúria - (Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave);
Hipotiroedismo Congênito - (A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.);

2ª Fase :

Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias - (As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.) 

3ª Fase :

Fibrose Cística - (Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos). 
Também existem outros tipos mais completos de Exames do Pezinho (conhecidos como teste do pezinho ampliado ou teste do pezinho expandido) capaz de diagnosticar mais de 30 doenças e reduz o número de resultados falso-positivos, permite a análises das Acilcarnitinas (somente possível pela Espectrometria de Massas em Tandem), viabiliza o diagnóstico da deficiência de MCAD em neonatos e possibilita a detecção da Fenilcetonúria em amostras de crianças a partir de oito horas de vida. O custo para a realização do exame do pezinho ampliado ou expandido pode variar de acordo com a quantidade de doenças a serem detectadas, e podem ser realizados em laboratórios e maternidades particulares, consulte o médico pediatra para maiores informações.

Resultado: 

Não basta fazer o exame, é essencial buscar o resultado e levar ao pediatra para avaliar, porque o resultado normal, mesmo no teste ampliado não afasta a possibilidade de doenças neurológicas genéticas ou adquiridas como por exemplo, o teste do pezinho não diagnostica a Síndrome de Down.
O Teste do Pezinho Convencional é obrigatório e gratuito. E esse é um direito que seu filho já nasce com ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário