Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo: Fique Atento - Cigarro faz mal até pra quem não fuma

A indústria tabagista utiliza as revistas de moda para convencer as mulheres a fumar, mas não fala das conseqüências para a beleza. “Entre elas podemos citar a pele enrugada pela falta de oxigenação, os cabelos quebradiços e com cheiro de amônia, substância encontrada na urina, os dentes amarelados, o mau hálito, irritabilidade dos olhos e a voz rouca. Ou seja, a mulher fuma para ficar magra, ter charme e liberdade e no entanto se torna enrugada e com problemas de saúde, já que o organismo é intoxicado por 4.720 substâncias, sendo 40 delas causadoras de câncer”, diz. Além disso, o cigarro pode provocar problemas no coração, no pulmão, dificuldades para engravidar, e a menopausa é antecipada em três anos, o que acelera o processo da osteoporose. Outro alerta é para mulheres que fumam e utilizam pílulas anticoncepcionais, que têm mais chances de desenvolver trombose.

Mas os problemas ocasionados pelo cigarro não ficam restritos às mulheres. Os filhos de fumantes também sofrem, pois o índice de desenvolver asma, rinite, otite, amigdalite e pneumonia é muito grande. Pensando nisso, o Cepon distribuirá adesivos autocolantes com a frase “Não-fumante a bordo” para que as crianças incentivem os pais a parar de usar o cigarro.

As crianças que ficam dentro do carro dos pais são obrigadas a respirar o ar poluído pela fumaça do cigarro, que chega a 100 partes por milhão de partículas (ppm) de alcatrão. É um índice alto, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece 30 ppm como risco de intoxicação perigosa. O fumante passivo absorve 50 vezes mais substâncias cancerígenas e três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, pois a “fumaça da brasa” concentra maior proporção dessas partículas do que a fumaça inalada pelo fumante. Essas substâncias só são eliminadas do organismo depois de três dias. No caso dos bebês que estão sendo amamentados por mães fumantes, a nicotina no leite aumenta a freqüência de cólicas, diarréia e vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário