Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atividade Educativa: Agente Comunitária realiza palestra na comunidade sobre sacolas retornáveis

 Agente Comunitária Claudiane, povoado riacho
 
 
 
 
 
 
 

As sacolas retornáveis e os seus melhores benefícios para a sociedade!

As sacolas retornáveis são as substitutas naturais das sacolinhas plásticas nesses tempos de buscas por tecnologias verdes. Assim, não é muito difícil encontrar benefícios para as sacolas retornáveis.  

Vejamos alguns deles:

Talvez o melhor benefício das sacolas retornáveis seja, justamente, o fato de que elas não são descartáveis. Num mundo com aproximadamente 7 bilhões de pessoas, seria impraticável que as sacolas retornáveis fossem descartadas diariamente, tal como o são, hoje, as sacolinhas plásticas. Aliás, o descarte diário de sacolas plásticas provoca o assoreamento das galerias pluviais. A retirada das sacolas plásticas de dentro das galerias é feita com o uso do sistema de hidrojateamento e bombas de sucção, equipamentos comumente empregados por empresas desentupidoras;


  • Uma família que usa 10 sacolas plásticas por semana, 40 sacolas plásticas por mês, 480 sacolas plásticas por ano, deixa de fazê-lo ao adquirir e passar a usar uma sacola retornável. Dez famílias deixam de descartar 4.800 sacolinhas plásticas por ano, caso passe a usar sacolas retornáveis. Dessa forma, elas reduzem o uso e o contato com o plástico, material muito perigoso como se pode observar no post anterior;




  • O uso das sacolas retornáveis reduz os gastos energéticos da produção de sacolas plásticas;




  • O uso das sacolas retornáveis reduz a poluição produzida durante a produção das sacolas plásticas;





  • O uso das sacolas retornáveis reduz o uso das sacolas de papel, cuja fabricação envolve o corte de árvores;




  • Em alguns casos, o dinheiro da compra de sacolas retornáveis é empregado no plantio de árvores que, por sua vez, recolhem o gás-carbônico da natureza.


  • Enfim, ao utilizar sacolas retornáveis contribui-se para um planeta mais limpo, protege-se os animais marinhos e silvestres da ingestão e sofocamento com o plástico, protege-se os mananciais e o próprio ser humano. O plástico é uma substâncias perigosa e, a medida que o tempo passa, os pesquisadores vem se convencendo disto. É bom que nós nos convençamos também e, assim, passamos a usar as sacolas retornáveis o quanto antes.

    Fonte:  http://www.ciadasembalagens.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário