Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia Nacional da Mamografia e Dia da Papiloscopia - 05/ fevereiro

No Dia Nacional da Mamografia (5) o objetivo é sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama.
Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama, é também a doença que mais leva a óbito as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia. O ideal é que o primeiro seja feito pela mulher entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente.
A ciência afirma que não há como prevenir primariamente o tumor mamário. Contudo, algumas medidas sugerem uma leve redução nas chances da doença. Segundo a Associação Brasileira de Mastologia, estudos iniciais apontam que o nível elevado de vitamina “D” no sangue e o exercício físico e consequentemente o controle do peso corpóreo podem ajudar nessa batalha.

As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

 Autoconhecimento das Mamas: passo a passo

* Conheça seu risco
Converse com seus familiares para conhecer o histórico de doenças em sua família, especialmente sobre casos de câncer.

Converse com seu médico sobre a sua história de doenças e pergunte sobre o seu risco pessoal para câncer de mama.

* Saiba o que é normal para você
Fique atenta e fale imediatamente com o seu médico diante das seguintes alterações das mamas:
- região mais quente, inchada ou escura
- caroço, endurecimento ou engrossamento
- mudança de forma ou tamanho
- inversão do mamilo (quando o bico volta-se para dentro), caso você não tivesse isto anteriormente
- covinha ou enrugamento da pele
- dor contínua, que não cede naturalmente
Secreção que se inicia de repente no mamilo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário