Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Palestra sobre Hanseníase - realizada em 27/01/2012.

 
A palestra visa informar a população a respeito dos sintomas da doença, que deve ser diagnosticada precocemente. A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele. As lesões, que podem ser lisas ou elevadas, apresentam sempre alteração de sensibilidade, e podem ser manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer área do corpo. Ela pode atingir cidadãos de qualquer idade ou sexo. De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, pelo menos 47 mil casos de hanseníase são detectados a cada ano, 8% deles em menores de 15 anos, salientando que a doença se transmite de uma pessoa para a outra por meio de gotas eliminadas no ar pela tosse, fala ou espirro.

Outros sintomas da hanseníase são caroços avermelhados ou acastanhados, áreas da pele que formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Os locais de maior incidência são no rosto, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas. A doença é de fácil diagnóstico, além de ter tratamento e cura. Mas se for descoberta tardiamente, ela pode trazer graves consequências aos portadores e seus familiares, principalmente pelas lesões.
No município, os pacientes são atendidos gratuitamente por meio do Programa de Tuberculose/Hanseníase, que funciona nas Unidades Saúde da Família. Eles recebem consulta médica com dermatologista e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, formada também por um enfermeiro e uma assistente social.
O programa distribui ainda os medicamentos necessários visando garantir o tratamento das pessoas cadastradas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário