Estamos presente na dor, porque já estivemos muito perto do sofrimento. Servirmos ao próximo, porque sabemos que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhemos o branco, porque queremos transmitir paz. Escolhemos publicar nossas ações, porque queremos transmitir fontes de saber. Escolhemos nos dedicar à saúde, porque respeitamos a vida.

"Trabalho não é apenas um meio de ganhar dinheiro ou de ser aceito e admirado. Muito mais do que isso, pode ser um meio de ser feliz, de se realizar, de fazer um mundo melhor."

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Caderneta de vacinação terá mais duas vacinas adicionadas ao calendário: Imunização injetável contra poliomielite e pentavalente

O Ministério da Saúde irá lançar em Brasília uma campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos no próximo sábado (18/8). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (14) que o projeto vai investir cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Padilha também anunciará o acréscimo de duas novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação: a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A campanha deve ir até o dia 24 de agosto.
 (Ministério da Saúde)

Segundo nota no site do Ministério da Saúde, aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos em todo o país, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças.

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

De acordo com o ministro, a ação também permite reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “Melhorar a cobertura de imunização das crianças significa diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas”, explicou Padilha.

As novas vacinas

PENTAVALENTE – A vacina pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) - e a vacina contra a hepatite B.

PÓLIO INATIVADA (VIP) – A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a VIP, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

Um comentário:

  1. Joana, tô adorando seu blog... farei ainda muitas visitas por aqui...
    Bjs
    Dani - Santa Brígida.

    ResponderExcluir