Atendimento realizado em 02/05/12
As atividades de lazer associadas à exposição direta da pele aos raios solares são um dos costumes mais disseminados nos países de clima tropical. Sejam os banhos de mar ou piscina, os esportes e jogos ao ar livre, ou simplesmente o relaxante banho de sol, estas atividades estão se constituindo um hábito na vida de muitas pessoas.
Os efeitos deletérios do sol e do calor, podem ser notados em qualquer idade, mas é principalmente nas crianças, que podemos constatar a maior parte das complicações graves, seja pela menor resistência do organismo infantil a estes agentes, seja pela incapacidade dos pequenos de perceber os limites máximos de exposição aos agentes agressores .
As doenças mais comumente provocadas pelo calor são a insolação (com ou sem desidratação), a intermação, as cãimbras de verão e a dermatite solar. Para preveni-las discorreremos sucintamente sobre cada uma delas.
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
A permanência em locais excessivamente quentes, por período de tempo prolongado, leva o organismo a utilizar alguns mecanismos fisiológicos para diminuir a temperatura corporal (que para o perfeito desempenho das atividades metabólicas deve ser mantida em limites estreitos). Dentre estes mecanismos, a sudorese é dos mais importantes. O suor é constituído basicamente por água e sais minerais, sendo o cloreto de sódio o sal de maior proporção. O aumento da temperatura, determina uma sudorese excessiva, que leva à depleção de sal e água do organismo. Enquanto houverem reservas de água e sal para permitir a sudorese refrigeradora, a temperatura será mantida dentro dos limites normais. À medida que as reservas destes elementos forem consumidas, a temperatura corporal começa a elevar-se de maneira descontrolada, levando ao quadro clínico de insolação. Os sintomas de insolação são: tontura, dor de cabeça, náuseas, mal estar e hipertermia (febre). Quando o descontrole é mais intenso ocorre a intermação, que caracteriza-se por desorientação, perda de consciência, coma, convulsões e alterações cardiovasculares. A intermação não tratada, pode levar à morte.
CÃIMBRAS DE VERÃO
Uma das funções do sistema circulatório é manter estáveis os níveis de sais minerais (sódio, cloro, potássio, cálcio, magnésio e outros) presentes nas células e no líquido intersticial (líquido que banha as células). Entre as diversas funções desempenhadas por estes sais, uma das mais importantes é a regulação da bioeletricidade que conduz o estímulo elétrico nas terminações nervosas e inicia o trabalho de contração muscular. A perda excessiva e sem reposição destes sais minerais através do suor pode gerar distúrbios neuromusculares conhecidos como "cãimbras de verão", que nada mais são que contrações musculares involuntárias e dolorosas. Este fenômeno pode ser evitado através da ingestão de líquidos contendo estes sais minerais, como soros de rehidratação oral ou soluções isotônicas para esportistas.
DERMATITE SOLAR
A exposição prolongada da pele aos raios solares pode originar dermatites (queimaduras) graves. Crianças com pele clara são particularmente suscetíveis a este tipo de problema doloroso e incapacitante capaz de estragar qualquer fim de semana. A melhor prevenção consiste em evitar a exposição solar excessiva, principalmente nos horários de maior insolação entre 10:00h e 16:00h. O uso de cremes protetores solares de preferência fator 15, o uso de camisetas (mesmo na praia ou para nadar na piscina) e o uso sistemático de boné ou chapéu proporcionam também uma proteção adequada). Após a exposição ao sol, um creme hidratante pode auxiliar a recuperar a pele agredida, diminuindo o ardor e o inchaço e diminuindo a descamação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário